Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP). Ele foi estruturado com base no princípio de que todos os estudantes têm direito não só à educação, mas à educação de qualidade. O IDEP foi criado para expressar o desempenho das escolas da Rede Municipal de Ensino, considerando os componentes curriculares avaliados na Prova São Paulo e o fluxo escolar.

Para o Ensino Fundamental, o IDEP será calculado considerando os resultados dos 3º, 5º, 7º e 9º anos na Prova São Paulo, avaliação externa municipal de caráter censitário. Para os anos iniciais, serão considerados os resultados dos estudantes dos 3º e 5º anos, em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. O fluxo escolar considerado será do 1º ao 5º ano. Da mesma forma, para os anos finais, serão considerados os resultados dos estudantes dos 7º e 9º anos e o fluxo escolar do 6º ao 9º ano.

Neste conjunto de dados estão disponíveis o IDEP de cada unidade escolar relativo ao ano de 2018, precedido pelo Índice de Nível Socioeconômico (NSE) e o Indicador de Complexidade de Gestão (ICG)* da escola, seguidos dos resultados esperados como metas para o IDEP em cada um dos 5 anos posteriores (2019 a 2023).

*Índice de Nível Socioeconômico (INSE): sintetiza, de maneira unidimensional, informações sobre a escolaridade dos pais e a renda familiar. O seu objetivo é contextualizar o desempenho das escolas nas avaliações e exames realizados pelo INEP/MEC, bem como seus esforços na realização do trabalho educativo cotidiano. Busca-se uma caracterização do padrão de vida do público de cada unidade escolar, considerando suas características socioeconômicas.

*Indicador de Complexidade de Gestão (ICG): resume em uma única medida as informações de porte, turnos de funcionamento, nível de complexidade das etapas de ensino e quantidade de etapas ofertadas. Ainda que estes fatores não contemplem em totalidade todos os elementos e dimensões envolvidas na gestão escolar, verifica-se que os itens selecionados colaboram para a construção de um índice que potencialmente auxilia na contextualização de resultados das avaliações.

Para mais informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP) consulte a Nota Técnica que acompanha este Conjunto de Dados.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Autor COPED/NTA
Mantenedor SME/NUTAC
Última Atualização 23 de Outubro de 2020, 17:12 (UTC)
Criado 25 de Julho de 2019, 13:04 (UTC)
Periodicidade de Atualização: Anual