Dados do SP156 - Ligações

Os relatórios disponíveis nesta página apresentam dados sobre as ligações recebidas pela Central Telefônica SP156 que recebe, em média, cerca de 20 mil ligações por dia.

Trata-se do principal canal de atendimento da Prefeitura de São Paulo, por meio do qual é possível obter informações e solicitar serviços públicos.

A Central Telefônica SP156 é coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização dos Serviços Públicos (CASP).

A iniciativa de abertura dos dados da Central Telefônica SP156 procura contribuir para a ampliação da cultura e de práticas de transparência na administração municipal. Essa medida está alinhada com as diretrizes da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, instituída em setembro de 2018, por meio do Decreto Municipal nº 58.426, assinado pelo prefeito Bruno Covas.

A Política de Atendimento estabelece ações voltadas à qualidade no atendimento a cidadãs e cidadãos, buscando assegurar o direito a um atendimento de qualidade, com procedimentos padronizados, ágeis e acessíveis.

Desde 2017, onze centrais telefônicas da Prefeitura foram incorporadas à Central Telefônica 156, com o objetivo de desburocratizar o atendimento ao(à) cidadão(ã) e unificar os canais de atendimento, ampliando os assuntos atendidos e permitindo que o(a) cidadão(ã) consiga resolver, em um único canal, a maior parte dos assuntos municipais.

Oito centrais foram incorporadas e os números anteriores desativados:

  • a. 0800 155 234 (SPTrans – Atende);
  • b. 3101-9551 (SPTrans – Escola);
  • c. 3113-1350 / 3106-1003 (SPTrans – Loja Virtual e Venda Web);
  • d. 3101-2023 (SPTrans – Pessoa com Deficiência e Idoso)
  • e. 0800 7777 156 (AMLURB – Soma);
  • f. 0800 770 1111 (AMLURB – Loga);
  • g. 0800 772 7979 (AMLURB – Ecourbis);
  • h. 2292-4094 / 2291-5416 (SMT-DTP);

Ainda em 2017, a central telefônica da Defesa Civil foi incorporada e continua sendo acionada pelo número 199, mas agora conta com a estrutura da Central Telefônica SP156.

Da mesma forma, em 2019, foram feitas duas novas incorporações: a Guarda Civil Metropolitana (153) que também permanece com o mesmo número por força de estatuto; e a CET (1188) que, gradativamente, será totalmente incorporada ao 156, deixando de existir a opção do número 1188 até o final de 2019.

A Central SP156 é um canal gratuito e está integrado aos demais canais de atendimento da Prefeitura de São Paulo, como o Portal de Atendimento SP156 (www.sp156.prefeitura.sp.gov.br) e o Aplicativo SP156.

Notas de esclarecimento:

  1. Os relatórios apresentam informações sobre as ligações realizadas entre 1º de Janeiro de 2019 e 30 de Setembro de 2019.
  2. Os relatórios serão atualizados mensalmente, na segunda quinzena de cada mês, com a inclusão de dados do último mês fechado.
  3. Estão disponíveis dois tipos de relatórios: um com dados gerais das ligações, agregados por dia, (arquivos iniciados com “Ligações – Dados Gerais – [...]”) e outro com dados das avaliações das ligações, agregados por mês (arquivos iniciados com “Ligações – Avaliação – [...]”).
  4. Estão disponíveis, nesta mesma página, um glossário sobre ambos os relatórios, com o detalhamento do conteúdo de cada uma das colunas de cada tipo de relatório, e um infográfico, com um resumo dos dados publicados.
  5. Desde a atualização dos dados realizada em outubro de 2019, passou-se a considerar para os dados de avaliação aqueles referentes ao atendimento receptivo, e não mais aqueles relacionados às ligações ativas, uma vez que a avaliação do atendimento receptivo representa de forma mais fidedigna a satisfação do(a) cidadão(ã) que busca obter informações e solicitar serviços por meio da Central Telefônica SP156. Da mesma forma, como a quantidade de ligações receptivas é muito maior do que a quantidade de ligações ativas, há um volume maior de avaliações das ligações receptivas do que das ligações ativas, fornecendo uma amostra estatística mais significativa para análise. Sendo assim, os dados publicados anteriormente foram revisados e estão todos agora considerando as avaliações das ligações receptivas.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Última Atualização 30 de Dezembro de 2019, 13:28
Criado 26 de Setembro de 2019, 13:13