O Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo tem sua origem no Catálogo Municipal de Bases de Dados (CMBD). Previsto pelo Decreto Municipal nº 54.779/2014, o CMBD tem por finalidade divulgar uma listagem de todas as bases de dados produzidas pelos órgãos e entidades da administração municipal.

Organizado pela Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (CGM-SP) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o Catálogo apresentou aos munícipes uma relação com todos os dados disponíveis produzidos pela Prefeitura. Ao todo, foram catalogadas 591 bases de informação, incluindo dicionários de dados e metadados. Mesmo que a maior parte das bases, propriamente, não estivessem disponíveis, o Catálogo tornou possível verificar os dados disponíveis e os órgãos detentores das informações, que puderam ser solicitadas via e-SIC.

A partir do Catálogo, a Prefeitura de São Paulo passou a trabalhar em uma plataforma livre que reunisse suas bases de dados e descrições, permitindo fácil acesso e pesquisa por parte de programadores, jornalistas, pesquisadores e cidadãos em geral. Chegou-se ao CKAN (The Comprehensive Kerbal Archive Network), ferramenta já adotada nas maiores cidades do mundo, para a construção deste Portal de Dados Abertos, que conferirá ainda mais transparência aos dados municipais.

O CKAN é livre, gratuito e específico para o desenvolvimento de catálogos de dados. Utilizado pelos governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Brasil e outros 139 governos do mundo, entre administrações nacionais e locais, ele foi customizado para a Prefeitura de São Paulo pela Prodam, a Empresa de Processamento de Dados do Município, a partir da evolução dos trabalhos desenvolvidos pela Controladoria Geral do Município e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Por meio do CKAN, cada unidade da administração municipal poderá inserir suas bases e manter um fluxo de atualização constante. Gradativamente, todas as bases municipais passarão a figurar neste Portal de Dados Abertos.

Para aprimorar a ferramenta, a CGM e a SMDU também farão processos colaborativos voltados a desenvolvedores e cidadãos de maneira geral. As atividades podem ser acompanhadas no projeto Café Hacker. Dúvidas sobre o Portal ou sugestão de melhorias? Envie um e-mail para portaldetransparencia@prefeitura.sp.gov.br